Carregando agora
Como passar na imigração na França - Paris

Decifrando a imigração em Paris: do desembarque ao “Bonjour”

Como passar na imigração em Paris é uma preocupação comum entre os viajantes que planejam visitar a Cidade Luz. A chegada ao aeroporto pode gerar ansiedade e dúvidas, especialmente para quem viaja pela primeira vez à capital francesa.

O processo de imigração em Paris segue padrões rigorosos, mas com a preparação adequada, pode ser tranquilo e sem contratempos. Os agentes de imigração franceses são profissionais treinados para avaliar cada caso individualmente.

Imigração na França não é nenhum bicho de sete cabeças. A grande maioria dos voos chegam por Paris. Como resultado, a Imigração em Paris será feita assim que você chegar no Aeroporto Charles de Gaulle ou no Aeroporto de Orly. 

A chave para uma passagem tranquila pela imigração está na organização e no conhecimento prévio dos procedimentos. Neste guia completo, você encontrará todas as informações necessárias para atravessar esse processo com segurança.

Eu pessoalmente acho a imigração em Paris muito tranquila. Até mesmo depois dos atentados e das regras de segurança ficarem mais intensas. Se a sua viagem é de turismo e você está com todos os documentos necessários para entrar na França, dificilmente você terá algum problema.

Como-passar-na-imigra%C3%A7%C3%A3o-na-Fran%C3%A7a-Paris-1-e1548517841265-800x282 Decifrando a imigração em Paris: do desembarque ao "Bonjour"

Para a França, não há muitos requisitos e a entrada dos brasileiros é bem tranquila. Bem diferente da tão temida imigração inglesa, conhecida pela rígida fiscalização. Eu mesma, sempre que tenho que ir para Londres dou uma suadinha, pois mesmo com tudo certo, sempre me fazem 1000 perguntas.

Do Brasil à Torre Eiffel: Sobrevivendo à Imigração em Paris

Imigração na França é mais tranquila do que você deve imaginar. Leve todos os documentos numa pastinha. Estes documentos incluem: reservas de hotéis, passagens aéreas, passagens de trens, seguro saúde| viagem, aluguel de carro, bilhetes de entrada de museus, … , assim se te pedirem, você não entra em pânico procurando por eles. Você precisará comprovar os documentos necessários assim que você entra na Europa.


Veja hotéis & apartamentos na França


É aqui que começa a tão temida (para alguns) imigração na França. Assim que você chegar no aeroporto, você vai para o corredor da imigração, onde os agentes revisam os documentos necessários para entrar na França e carimbam seu passaporte. 

Assim que você chegar na frente do Agente da Imigração mostre o seu passaporte. Mostre os demais documentos somente se o oficial de imigração pedir. Você terá uma pequena entrevista ou apenas uma rápida troca de olhares.  Às vezes eles não pedem nada, apenas carimbam o passaporte e te liberam.

shutterstock_278339894 Decifrando a imigração em Paris: do desembarque ao "Bonjour"
Shutterstock | por Artwell

Entretanto, vá preparado, na maioria das vezes tem filas intermináveis, já que vários aviões podem chegar ao mesmo tempo.

Há duas filas no controle de passaporte :

  • Para União Européia (UE), do Espaço Econômico Europeu (EEE), para os britânicos e suíços;
  • Brasil e todas as outras nacionalidades.
shutterstock_549461713-800x530 Decifrando a imigração em Paris: do desembarque ao "Bonjour"
Shutterstock | por Eqroy

>> Ingresso Museu do Louvre com Horário de Entrada
>> Torre Eiffel: Ingresso Prioritário 2º Andar
>> Ingresso Disneyland Paris 1 Dia para 1 Parque ou 2 Parques
>> Catacumbas de Paris: evite filas & acesso exclusivo

>> Entrada Sem Fila para o Terraço do Arco do Triunfo
>> Tour Ópera Garnier com Guia Especializado
>> Ingresso Museu de Orsay 1 Dia c/ Acesso Reservado

Primeiramente, é fundamental ter em mãos todos os documentos exigidos pelas autoridades francesas. Inicialmente, o passaporte com validade mínima de seis meses e o visto adequado (quando necessário) são itens indispensáveis para como passar na imigração em Paris.

Além disso, é essencial portar a comprovação de hospedagem, seja uma reserva de hotel ou carta-convite. Posteriormente, tenha também em mãos os bilhetes de volta, comprovante de seguro viagem e recursos financeiros suficientes para sua estadia.

Finalmente, mantenha todos os documentos organizados em uma pasta de fácil acesso. Certamente, isso facilitará o processo e demonstrará organização aos oficiais de imigração.

Leia também >> Catedral Notre-Dame de Paris: História e Beleza Arquitetônica

  • Passaporte válido
  • Passagem de volta dentro do período máximo permitido de estadia;
  • Comprovante de hospedagem : hotel em Paris, apartamento em Paris ou carta convite;
  • Comprovação de meios financeiros;
  • Seguro saúde | viagem e de repatriamento, no valor mínimo de 30 mil euros, que cubra toda a integralidade da sua estadia.


Clique aqui para comparar e encontrar o melhor Seguro Viagem para você


Primordialmente, organize seus documentos em ordem de apresentação. Enquanto isso, faça cópias de todos os documentos importantes e armazene-as separadamente como precaução para como passar na imigração em Paris.

Logo após, verifique se suas reservas estão confirmadas e imprima todos os comprovantes. Simultaneamente, prepare um roteiro básico de sua viagem, incluindo endereços e contatos importantes.

Em seguida, familiarize-se com as regras básicas de entrada na França. Consequentemente, isso ajudará a responder qualquer pergunta que os agentes de imigração possam fazer.

Inicialmente, ao desembarcar, siga as placas para o controle de passaportes. Enquanto aguarda, mantenha seus documentos em mãos e esteja preparado para como passar na imigração em Paris com tranquilidade.

Ademais, o processo pode incluir verificação biométrica e questionamentos básicos. Posteriormente, os agentes podem solicitar informações sobre sua estadia, motivo da viagem e recursos financeiros.

Por fim, mantenha a calma e responda às perguntas de forma clara e objetiva. Naturalmente, uma postura cooperativa facilitará sua passagem pelo controle de imigração.

Brasileiros não precisam de visto para viagens de turismo à França com duração de até 90 dias. Vale para os demais países da Europa também. 

Embora não haja necessidade de vistos para brasileiros em viagem de turismo à França, as autoridades francesas de imigração adotam requisitos a serem cumpridos. 

Não se esqueça que você nem sempre fará sua imigração na França. Mesmo que o seu destino final seja Paris, se você entrar na Europa por outro país, é lá que você fará a sua imigração. Portanto você faz a imigração no primeiro país onde seu voo chega.

>> Leia também : Brasileiros precisam de visto para viajar para a França?

Seguro Viagem sem nenhuma dúvida é um dos itens mais importantes, pois sem ele, a sua viagem pode ser uma total roubada. Em todos os sentidos. Portanto, não esqueça de fazer o seu Seguro de Viagem, pois ele é obrigatório nas viagens para a Europa.

728x90 Decifrando a imigração em Paris: do desembarque ao "Bonjour"

Esse é o momento para manter a calma. Tente não ficar nervoso vendo as pessoas na sua frente da fila. Cada caso é um caso.

Principalmente, mantenha contato visual e postura profissional. Entretanto, é fundamental ter clareza ao responder sobre como passar na imigração em Paris durante a entrevista.

Responda apenas o que for perguntado, sem fornecer informações extras. Portanto, seja direto e honesto em todas as suas respostas, evitando hesitações desnecessárias.

Inclusive, caso não entenda alguma pergunta, solicite educadamente que o agente repita. Assim sendo, demonstre segurança e tranquilidade durante todo o processo.

Seja cordial e sorridente com o Oficial da Imigração e não esqueça do Bonjour (nem que essa seja a única palavra que você saiba em francês).

Primeiramente, evite demonstrar nervosismo excessivo ou atitudes suspeitas. À medida que se aproxima sua vez, lembre-se que saber como passar na imigração em Paris inclui manter uma postura natural.

Contudo, não faça piadas ou comentários inadequados. Igualmente, evite usar celular ou fones de ouvido durante o processo de imigração.

Do mesmo modo, não apresente documentos desorganizados ou informações contraditórias. Todavia, mantenha-se focado e atento durante todo o procedimento.

Inicialmente, conheça seus direitos como viajante internacional. Ainda assim, saiba como passar na imigração em Paris respeitando as normas e conhecendo seus direitos básicos.

Além do mais, você tem direito a um tratamento respeitoso e profissional. Não obstante, em caso de problemas, pode solicitar a presença de um superior ou representante consular.

Sobretudo, mantenha-se informado sobre seus direitos e deveres. Por conseguinte, isso garantirá uma passagem mais tranquila pela imigração.

shutterstock_102073390-800x534 Decifrando a imigração em Paris: do desembarque ao "Bonjour"
Shutterstock | por Eqroy

Logo depois de você passar pela Imigração, procure por Bagages / Baggage. Assim que avistar as esteiras / carrossel, procure nas telas o seu vôo e veja em qual esteira chegarão as malas vindas do Brasil.

Para quem vai ficar em Paris é só seguir as placas de Sortie / Exit .

Para quem for fazer conexão, siga as placas de “Correspondances / Flight Connections”.

Daí é só correr pro abraço e aproveitar muito.

A experiência de como passar na imigração em Paris pode ser tranquila quando bem preparada. Com organização, documentação correta e postura adequada, o processo se torna muito mais simples.

Lembre-se que os agentes de imigração estão cumprindo seu trabalho e que sua cooperação é fundamental. Seguindo as orientações deste guia, suas chances de ter uma passagem tranquila pela imigração aumentam significativamente.

Por fim, mantenha-se calmo e confiante, sabendo que você está preparado para este momento. Uma boa preparação é a chave para uma entrada sem problemas na capital francesa.

BIENVENUE A PARIS!!

  • e74f3b006818173d6d9696df9411e9c6?s=61&r=g Decifrando a imigração em Paris: do desembarque ao "Bonjour"

    Olá! Sou a Carol, formada em Publicidade e tenho uma paixão por explorar o mundo, conhecer novas culturas e viver aventuras inesquecíveis. Já morei na Itália, Inglaterra e Estados Unidos, e cada experiência trouxe aprendizados e histórias que compartilho aqui. Além de viajar, amo livros e fotografia, que me ajudam a capturar e relatar cada jornada. Espero inspirar você a embarcar em suas próprias aventuras e descobrir as maravilhas do nosso planeta. Vamos juntas nessa!

Publicar comentário